Porque todos nós precisamos de uma jornada

A coragem vem por meio da conquista, mas também pela tentativa.

Comecei a minha vida adulta como uma viajante; em muitos aspectos, a viagem me fez quem eu sou hoje. Acho que se todos nós pudéssemos aprender a ver a nossa vida mais como uma viagem não um destino. Seria melhor para nossa evolução.

Para mim, tudo começou com as viagens para visitar meus pais que mudaram para outra cidade enquanto estava na faculdade. Em seguida, um semestre no Canadá. Depois, um par de verões em Extrema. Ai veio as viagens curtas a trabalho, mas que sempre levava a algum lugar novo.

576546_3432380866166_748035051_n

Porque na partida, eu me encontro. No percurso, aprendo algo sobre a minha identidade.

Três lições que as viagens nos ensinam

Jornadas nos definem. Elas são marcadoras importantes de nossas vidas. E elas nos lembram que somos todos viajantes de algum tipo.

Jornadas nos revelam nossas imperfeições. Elas nos mostram que não estamos sozinhos neste mundo. Que existem outros andarilhos lá fora, em busca da verdade e significado neste enorme, confuso universo.

Jornadas nos ensinam sobre a vida. Conhecer lugares novos é um forma de conhecer a si mesmo e a vida. Depois de aprender isso, nunca paramos de viajar (mesmo que nunca saia de casa).

A jornada é o que você faz

É um processo de saída e chegada, de perder-se e encontrar-se novamente. E se estes são os nossos únicos critérios, qualquer coisa pode ser uma viagem, desde que a evolução seja o objetivo.

De vez em quando, eu tenho que me lembrar que, apesar de uma hipoteca e emprego estável e qualquer outra aparência de estabilidade, eu ainda sou uma ‘andarilha’. Ainda uma viajante em busca de respostas, ainda um peregrina em uma terra estrangeira.

E de vez em quando, eu tenho que fazer uma viagem para me lembrar disso. Para encontrar. Para perder. Para se tornar. O próximo destino de parada ainda está sendo escolhido.

A lição de todas as viagens é esta: A vida não é estável, e nós não estamos no controle. Tudo o que podemos fazer é desfrutar do passeio. Então, qual seria a melhor forma de viver? aproveite os momentos e as oportunidades ao máximo.

A maior utopia da vida é pensarmos que estamos no controle.

65550_2938307234634_858909808_n

Daqui a vinte anos você estará mais decepcionado pelas coisas que você não fez do que pelas que fez. Então jogue fora as amarras. Navegue para longe do porto seguro. Agarre o vento em suas velas. Explore. Sonhe. Descubra.

Quando foi a última vez que você fez uma viagem? O que você aprendeu? Compartilhe nos comentários.

This entry was posted in Causos, histórias. Bookmark the permalink.

2 Responses to Porque todos nós precisamos de uma jornada

  1. Leonardo says:

    Quer companhia pra sua próxima viagem?

Leave a comment